http://www.raisingthegame.co.uk/

Água Irmã Giuliana Galli

Banner Site (1)

Mais detalhes

Projeto

Data

Categoria

Link

Projeto completo

SECA NO NORDESTE JÁ DURA 5 ANOS E PODE SE TORNAR AINDA MAIS SEVERA

i

A seca atual que aflige o Nordeste teve início em 2012 e se intensificou desde então. Ela já  dura cinco anos e é considerada a mais severa em várias décadas.

“As projeções de clima geradas pelos modelos climáticos sugerem que, daqui para frente, as estiagens mais severas e prolongadas tenderão a ser a regra, não mais a exceção”, afirma o hidrologista e meteorologista José Antonio Marengo, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A seca é um fenômeno natural no Nordeste. Há relatos da sua incidência desde o século XVI,  ou seja, desde o início da colonização do país. O clima hoje é semiárido, mas no futuro poderá não ser mais. Em outras palavras, o sertão pode se tornar uma zona árida e favorecer um processo de desertificação, afirma Marengo.

Menos chuva significa também dias mais quentes. Segundo Marengo, a temperatura média no Nordeste já aumentou 0,8ºC entre 1900 e 2000 e as projeções indicam que, na melhor das hipóteses, o aquecimento vai aumentar 2ºC até 2040. No pior dos cenários, até 4,4ºC até  2100.

Cinco das maiores cidades brasileiras foram atingidas pela estiagem, no Ceará apenas oito cidades de um total de 184 não estão em situação de emergência e 5,5 milhões são afetados pelo problema. Cerca de 130 açudes operam com menos de 10% da capacidade.

  • PROJETO

  • ÁGUA IRMÃ GIULIANA

PRIMEIRA    FASE:

JÁ EXECUTADA

ESCAVAÇÃO  DE  UM  POÇO   PROFUNDO  ( 70 METROS  )
  • OBJETIVO  GERAL

Combate a seca prolongada  no  Nordeste brasileiro:  com  a extração  de água potável desejamos contrastar doenças e patologias  crônicas oriundas  de consumo de águas  contaminadas na Favela  Garibaldi.
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Distribuir  água  potável   para:

1. Os alunos da Escola de Ensino  Fundamental  Municipal Giuliana   Galli

2. Os alunos da Escola de Ensino Infantil Filantrópica Irmã Giuliana   Galli

3. Os alunos da Creche Irmã Giuliana Galli conveniada com a Prefeitura Municipal de Fortaleza

4. Os alunos da Escola de Ensino Médio Estadual Dep. Paulino  Rocha

  • USUÁRIOS DIRETOS

ALUNOS  da Educação Infantil……………… 187
ALUNOS  do Ensino Fundamental…………. 348
ALUNOS  do Ensino Médio…………………… 390
TOTAL       925       CRIANÇAS  E ADOLESCENTES

 

  • PROJETO

    ÁGUA  IRMÃ GIULIANA

SEGUNDA   FASE:

CONSTRUÇÃO  DE  UM  RESERVATÓRIO  EM   AÇO  INOX  PARA  50 MIL   LITROS  DE ÁGUA   POTÁVEL
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Construção  de  um  reservatório  com  capacidade  para garantir o abastecimento de água potável até 5 dias consecutivos para enfrentar os períodos de seca e consequentemente eventuais racionamentos da rede pública CAGECE.
2.  Proporcionar uma economia significativa para Secretaria de Educação Municipal de Fortaleza nos pagamentos das contas  da CAGECE estimadas em cerca de R$ 50.000 (cinquenta mil reais) por ano (dados referentes a Escola Municipal Giuliana Galli e Creche conveniada Irmã Giuliana Galli)  .
  • USUÁRIOS DIRETOS

  ALUNOS  da Educação Infantil………………. 187
ALUNOS  do Ensino Fundamental…………. 348
ALUNOS  do Ensino Médio…………………… 390
TOTAL       925       CRIANÇAS  E ADOLESCENTES